Botão de Alerta Escolar está em funcionamento desde abril I Foto: Arquivo/PMM
O Botão de Alerta Escolar é uma das iniciativas da Prefeitura de Macapá para melhorar a vida das pessoas por meio de políticas públicas assertivas. O serviço, que funciona desde abril deste ano, previne e combate a violência no ambiente escolar, e garante a segurança de alunos, professores e toda a classe estudantil.
Apesar de existir há alguns meses, o botão só foi acionado uma única vez e solucionou a demanda.
O dispositivo on-line pode ser acionado pela internet, inclusive pelo celular, e está inserido no Sistema de Gestão Escolar on-line Especializado em Gestão Financeira e Pedagógico de Escolas e Cursos (Proesc). Ao todo, 105 escolas das redes municipal contam com o Botão, conectado a uma Central da Guarda Civil Municipal (GCMM).
O botão foi construído em um prazo de cinco dias pela Prefeitura de Macapá e é único no Brasil. Ele mostra o nome do professor e o endereço exato da escola que solicitou o serviço, além de acionar viaturas e a Central da GCMM em tempo real.
“O Botão de Alerta Escolar é uma política de resultado da nossa gestão, que busca por ferramentas concretas que melhorem a qualidade de vida dos macapaenses. Nós temos compromisso, responsabilidade e envolvimento com o bem-estar social e a educação é uma das nossas prioridades”, afirmou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.
Prefeito no lançamento do Botão de Alerta Escolar, na escola Wilson Malcher I Foto: Arquivo/PMM
Para acionar o Botão de Alerta Escolar, basta entrar no aplicativo do Proesc e apertar o botão. Em caso de necessidade, é preciso confirmar a solicitação e, em dois segundos, o aviso chega até a central de comando da GCMM, em um tempo máximo de cinco minutos o chamado é atendido.
Além do Botão de Alerta Escolar, a Prefeitura de Macapá, instituiu Gabinete de Segurança Escolar, que administra e realiza diariamente o serviço de ronda escolar por viaturas, com reforço dos guardas que visitam regularmente todas as unidades da rede pública municipal.
A medida prova que uma administração pública voltada para os resultados é essencial para uma gestão que prioriza a qualidade de vida dos macapaenses e busca assegurar o bem-estar social.