Nessa economia cada vez mais conectada, produtores de menor porte muitas vezes são excluídos da base de fornecedores da indústria, seja por sempre conseguem garantir a consistência nos dados, seja por já terem tido problemas socioambientais. Lucas Tuffi, sócio e diretor de marketing e estratégia da Agrotools, explica que a interpretação de dados permite que eles sejam reinseridos à cadeia de valor.
Por outro lado, o cruzamento de distintas bases de dados viabiliza a concessão de crédito, explica Mariana Bonnora, cofundadora e diretora executiva da Sette.
Conectividade em curso
Para o universo dos dados e da inteligência artificial seja difundido no meio rural, é preciso que iniciativas públicas e privadas ganhem tração. Enquanto o Ministério das Comunicações planeja a criação de “distritos agrotecnológicos”, voltados para pequenos e médios produtores, a Associação ConectarAGRO reúne companhias para levar soluções em conjunto, entre empresas envolvidas nos segmentos de telefonia e máquinas agrícolas.
A gente tem o objetivo de levar a conectividade, impactar a economia e vida das pessoas. A associação tem um indicativo de conectividade rural, junto com Universidade de Viçosa, a Anatel e o Ministério da Agricultura, buscando informações e mostrando onde tem infraestrutura de cobertura e onde não tem
Renato Bueno, Diretor financeiro na ConectarAGRO e diretor de novos negócios para América Latina na Nokia