Neste episódio do Ciência é Tudo vamos falar da aplicação de tecnologias 4.0 no agronegócio. O conceito “4.0” surgiu pela primeira vez em 2011, em um documento do governo alemão a respeito de estratégias para o país na área de tecnologia. Desde então ele vem sendo aplicado em diversos campos de conhecimento.
Drones na agricultura 4.0 – Divulgação/TV Brasil
Nos últimos anos, sensores terrestres, drones, sistemas de rastreamento via satélite e outros dispositivos foram introduzidos no ambiente rural com o objetivo de coletar dados das variáveis que influenciam a produtividade, como por exemplo, as características do solo, variação climática e incidência de pragas. A agricultura 4.0 está sendo aplicada nas diversas áreas do agronegócio no Brasil.
Agro 4.0 – Divulgação/TV Brasil
Com o desenvolvimento de tecnologias para o setor agro surgem as agtechs, startups focadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agronegócio. Estimulando o setor, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações assinou um acordo de cooperação técnica para a implementação de ações conjuntas voltadas ao fomento da pesquisa, desenvolvimento e inovação 4.0 em empresas e instituições de pesquisa do setor agropecuário.
Tecnologia e agronegócio no Ciência é Tudo – Divulgação/TV Brasil
O Ciência é Tudo vai ao ar todos os sábados, às 9h30, na TV Brasil. É possível assistir aos episódios também no site e no canal do Youtube da TV Brasil.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.