Criou negócio de cosméticos em casa; formalizou a empresa e fatura R$ 96 mi

A marca exporta para cerca de 70 países. As exportações representam 40% do faturamento da empresa.

A Ecosmetics tem fábrica própria em Teixeira de Freitas desde 2003. Hoje, na fábrica atual, aberta em 2007, a empresa fabrica de 40 a 50 toneladas de produtos por mês. “Mas temos ainda muita capacidade para expandir a nossa produção para até 24 toneladas por dia”, diz Borgo. Neste ano, a empresa vai passar a fabricar o pó descolorante (hoje, essa fabricação é terceirizada).

São quatro centros de distribuição. No Brasil, eles ficam em Teixeira de Freitas e Vitória (ES); no exterior, em Fort Lauderdale (EUA) e em Ílhavo (Portugal). No total, a empresa tem 470 distribuidores nacionais e internacionais.

Os canais de venda são os distribuidores da marca, site próprio e marketplace. “Nós vendemos para o distribuidor credenciado, que revende para os salões de beleza. Estes salões usam os nossos produtos e também revendem as linhas de manutenção para o consumidor final. Nós também vendemos diretamente para o consumidor final, via site próprio e marketplaces, e ainda fazemos venda direta para os salões de beleza que estão localizados em regiões onde não temos distribuidores credenciados”, diz Borgo.

Em 2023, a empresa faturou R$ 96 milhões. O lucro foi de R$ 12 milhões.

Academia para cabeleireiros foi o ‘pulo do gato’

Em 2019, a empresa criou uma academia para cabeleireiros, em Teixeira de Freitas. No local, os profissionais da área têm cursos diversos (como de tinturas, cortes, etc.) e também aprendem a usar os produtos da marca.