Localiza&Co inaugura núcleo de tecnologia e inovação

O LocalizaLabs foi criado para reunir os profissionais de tecnologia e ciência de dados do grupo em diferentes ocasiões

O LocalizaLabs, na região Nordeste, tem capacidade para receber cerca de 1.000 pessoas | Crédito: Divulgação/Localiza/Pedro Vilela/Agência i7

Foi inaugurado na sexta-feira (24), em Belo Horizonte, o LocalizaLabs. Instalado há 250 metros da sede da Localiza&Co, na região Nordeste de Belo Horizonte, a estrutura de 4.800m2, voltada para o desenvolvimento de tecnologia e inovação, tem capacidade para receber cerca de 1.000 pessoas, em 603 postos de trabalho (posições com cadeira e mesa, dentro das normas de ergonomia, para trabalho durante todo o turno) e 410 assentos colaborativos (sofás, poltronas, assentos em sala de reunião para uso temporário). O espaço foi criado para reunir os profissionais de tecnologia e ciência de dados da empresa em diferentes ocasiões e promover eventos voltados para o ecossistema de inovação de Belo Horizonte.

De acordo com o CTO da Localiza&Co, André Petenussi, o objetivo é receber rodas de conversa, bootcamps, eventos e iniciativas que promovam o desenvolvimento, capacitação e integração de pessoas no ecossistema de inovação.

“Criamos um espaço para desenvolver os nossos produtos digitais. E também para fazermos discussões com o ecossistema de questões que podemos chamar de filosóficas até as mais técnicas. Vamos sediar palestras com nomes do nosso time e também do mercado. Queremos ter aqui as empresas, as universidades, todos que contribuem com esse fervilhante sistema de inovação de Belo Horizonte. Temos a vocação para a colaboração desde o início, quando colocamos os seis primeiros fuscas na rua. O aluguel de carros é também uma solução de compartilhamento. Nos últimos cinco anos, nos reposicionamos como uma empresa de tecnologia e fizemos muita coisa, acumulamos conhecimento que podem ser compartilhados, nos tornando mais fortes e fomentando o mercado de tecnologia local”, explica Petenussi.

Com isso, o grupo tem como expectativa também atrair e reter talentos que buscam ambientes desafiadores, de constante aprendizado e que ofereçam oportunidades ao longo da jornada, com mobilidade entre diferentes setores e verticais de negócios.

Notícias relacionadas

LEGENDA FOTO

LEGENDA FOTO

Crédito: Divulgação/Localiza/Pedro Vilela/Agência i7

Entre as principais tendências que devem ser discutidas dentro do LocalizaLabs estão a Inteligência Artificial Generativa, cloud, internet das coisas (IoT) e estratégias de gestão corporativa. Tudo isso integrado à responsabilidade socioambiental e governança (ESG).

“Já usamos a inteligência artificial há mais de quatro anos, mas agora a IA Generativa – que dá à máquina a capacidade de criar conteúdo -, atribui a tudo isso uma outra dimensão. Esse é um assunto muito quente no Labs. Não tem como ser uma empresa de tecnologia e não testar, é uma demanda mandatória. Também estamos muito interessados em outros aspectos técnicos como cloud -somos parceiro da WS; em IoT – em 2020 adquirimos a Mobi7 para alcançar conhecimento de telemetria; e muito interesse em estratégias de gestão corporativa. Queremos desenvolver novas maneiras de trabalhar os produtos, construindo a partir do cliente”, pontua o CTO da Localiza&Co.

Iniciativas como essas são extremamente relevantes para um mercado que caminha em grande expansão. De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil precisará de 420 mil profissionais de TI até 2024, sendo que apenas 46 mil profissionais se formam na área anualmente.

Sustentabilidade

Como em todas as suas iniciativas, a Localiza mantém o cuidado com a sustentabilidade e, foi pensando nisso, que o prédio do LocalizaLabs contará com geração de energia fotovoltaica, reúso de água e coleta seletiva de materiais. O espaço contará, também, com iluminação de baixo consumo e desligamento automático, sensores de presença nas salas de reuniões, sensores de luminosidade para aproveitamento da luz natural das aberturas das coberturas, ar-condicionado de alta performance e controle de horário.

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!