Pesquisadores desenvolveram tecnologia que permitíra beijar e sentir no metaverso. Foto: Getty Images.
-
Metaverso: pesquisadores da Carnegie Mellon University, nos EUA, reproduziram a sensação bucal por meio de dispositivos de realidade virtual;
-
Os pesquisadores encontraram uma solução para simular a sensação do toque de lábios e língua;
-
Os pesquisadores também exploraram a recriação das sensações que ocorrem ao beber e fumar.
O metaverso, conceito que expressa uma espécie de mundo virtual, está cada vez mais se transformando em um espaço que permite experiências sensoriais. Nesse progresso, agora é a vez do toque agregar ao novo ambiente.
Após anos de pesquisas para desenvolver equipamentos que simulassem os estímulos táteis, e atingissem a complexidade de um beijo, pesquisadores da Carnegie Mellon University, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, conseguiram reproduzir a sensação bucal por meio de dispositivos de realidade virtual.
Leia também:
Com aparelhos de toque já populares, os cientistas encontraram uma solução que recria a sensação de toque dos lábios e língua na realidade virtual.
Os pesquisadores inseriram sensores hápticos, usados para simular sensações táteis, na parte inferior de um fone de ouvido do Quest 2, que faz parte dos visores RV da companhia norte-americana Meta.
Sem outro acessório acoplado, o protótipo direciona a energia de um ultrassom para diferentes partes da boca. Apenas a proximidade dos óculos com os lábios já permite sensações táteis. Os pesquisadores exploraram também a recriação de sensibilidades que acontecem ao beber água e fumar.
Desse modo, parece claro que o metaverso, tão pensado por Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, certamente se utilizará de diversas pesquisas similares para aumentar as possibilidades da realidade virtual.
*As informações são do portal UOL.