Uma suspeita – e não uma prova – é algo subjetivo. O painel apresentava 74 mil km rodados ao longo dos 12 anos de vida do carro. É uma média baixa, de cerca de 6 mil km por ano, mas esse nem é o problema. Adoraria acreditar nela se fosse apresentado histórico de revisões ao longo desses anos, com datas e quilometragens registradas que pudessem fazer sentido.
Mas não: como acontece na maioria dos carros usados com bons anos de uso, nada ou pouco é apresentado. Até poderia dar uma chance se o aspecto geral pudesse sugerir o pouco uso, mas observei justamente o contrário, com pedais, volante e banco do motorista bem desgastados.
Vale ressaltar que uma vistoria cautelar apenas registra a quilometragem no painel, e possivelmente checa com algum registro que possa ter sido feito no passado. Por exemplo, se esse mesmo carro tivesse passado por outra vistoria em 2020, que tivesse registrado 70 mil km naquela ocasião, seria aceito na vistoria atual por motivos óbvios. Do contrário, se a quilometragem passada fosse maior que a atual, estaríamos diante de um carro reprovado já na cautelar.
Perceba que essa é uma análise simplista. Nada garante que o carro tenha rodado apenas isso, e a probabilidade de alguém ter adulterado essa quilometragem é grande, de acordo com meus critérios. Na minha opinião, de quem já avaliou milhares de carros, ele tinha no mínimo o dobro do registrado no painel. Por fim, livrei minha cliente de fazer um péssimo negócio.
Para concluir, quero que fique bem claro que não sou contra as vistorias. Se isso passou pela sua cabeça, preste atenção quando expliquei sua importância. Eu mesmo, diante de um carro com vistoria feita, verifico as informações contidas nela antes mesmo de iniciar a avaliação. Mas, como eu espero que tenha ficado claro, não é totalmente suficiente para decidir sobre o negócio.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.